Foto: Ângela Macário

Coleção e/ou lança novos autores goianos pela Nega Lilu Editora

Com textos inéditos, trinta e nove autoras e autores goianos integram as duas primeiras antologias da Coleção e/ou, que foram lançadas pelo Selo Naduk da Nega Lilu Editora, no dia 12 de agosto (sexta), no Evoé Café. Com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, as coletâneas Os olhos do bilheteiro e As dores de Josefa trazem a público o trabalho literário de 26 escritores inéditos e oito convidados, com textos literários contemporâneos.

As humanidades, a cultura, a cidade estão entre os temas mais recorrentes que atravessam os poemas, contos e crônicas. O conteúdo dos livros foi selecionado por meio de edital publicado pela Nega Lilu Editora em 2014 e 2015, dirigido a aspirantes a escritores e escritores com até cinco anos de experiência literária.

“O estímulo a novos autores e autoras interessa muito à editora, é um dos nossos eixos de trabalho. Mais que fazer livros bonitos, queremos colaborar também para a formação de leitores e para a circulação alternativa da produção”, ressalta a escritora Larissa Mundim, diretora da Nega Lilu Editora. Segundo ela, os dois primeiros editais confirmam o aquecimento da cena literária goiana, especialmente no campo da poesia.

A chamada pública aberta em 2014 orientou o processo de seleção de poemas. Ao todo, foram 163 inscrições de 38 autores e autoras. A Comissão de Seleção foi formada pelo poeta e compositor Carlos Brandão, a jornalista e revisora Daniela Marcacini, o Coletivo Evoé (representado por Giovana Belém Ogando e Ks Nir Baks) e por Larissa Mundim.

No mesmo ano, também por meio de edital, a editora recebeu a inscrição de 77 contos de 24 candidatos. Os 10 textos selecionados, no entanto, não foram suficientes para a composição de uma coletânea dedicada à prosa. Com a inclusão de Wigvan Pereira na Comissão de Seleção, em 2015, o processo seletivo se ampliou para as crônicas. Outros 75 textos foram submetidos e 15, classificados.

Os olhos do bilheteiro é um poema assinado por Regina Magnabosco e As dores de Josefa, um conto da estreante Manuela Costa. As antologias inauguram o catálogo do selo Naduk, criado para a publicação da produção da nova geração literária, em Goiás. Por este motivo, para Larissa Mundim, é natural que escritores recentemente lançados como Dairan Lima e Carlos Edu Bernardes estejam no coletivo, bem como o jovem poeta Walacy Neto, que têm trabalho reconhecido em todo o Brasil. “Mas muitos outros estão se atrevendo e a Coleção e/ou surge como uma vitrine. O leitor poderá ter uma grata surpresa ao se deparar com autores ainda não conhecidos e talentosos”, frisa a editora.

Assinada pela artista Beatriz Perini, a capa das antologias também contempla um trabalho iniciante, mas de talento reconhecido à primeira vista. O restante da equipe responsável pela editoração dos livros é formada por Vinícius Vargas (revisão), Luana Santa Brígida (projeto gráfico), Carlos Sena (produção gráfica) e Larissa Mundim na coordenação editorial.

Além dos novos, as antologias trazem como autores convidados Carlos Brandão e Pio Vargas, Cássia Fernandes, Pilar Bu, Cristiano Deveras, Leonardo Teixeira, Larissa Mundim e Wigvan Pereira. “A ideia era promover o diálogo entre escritores contemporâneos, que têm uma trajetória em curso, e aqueles que estão chegando, se jogando, acreditando que vale a pena”, arremata.

 

SERVIÇO

Coleção e/ou: Os olhos do bilheteiro e As dores de Josefa

Ponto de venda: Evoé Café (Rua 91, 489, Setor Sul, Goiânia)

Valor: R$ 25

 

Lista de autores e autoras

 

OS OLHOS DO BILHETEIRO

Anna Alchuffi

Beatriz Freitas

Carlos Edu Bernardes

Cinthia Casadeie

Ciro Gonçalves

Dairan Lima

Gustavo Bueno da Cruz

Hariel Revignet

Lidiane Carolina

Martin Luh

Marcelo T.A

Maria Cristina Cardoso Pereira

Maysa Puccinelli

Regina Magnabosco

Thaiz Cantasini

Thiago Ferreira Barbosa

Walacy Neto

 

AS DORES DE JOSEFA

Aliny Pimenta

Ana Luiza Krüger

Bruno Fiuza

Carlos Edu Bernardes

Dheyne de Souza Santos

Edmo Nunes

José Abrão

Lucas Pereira

Manuela Costa

Marcelo Dakí

Rico Lopez

Sarah Mohn

Yago Rodrigues Alvim

Yago Sales

 

 

CONVIDADOS

Carlos Brandão

Cássia Fernandes

Cristiano Deveras

Larissa Mundim

Leonardo Teixeira

Pilar Bu

Pio Vargas (in memoriam)

Wigvan Pereira

 

 

Comentar

Comentários (0)

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será revelado. Os campos obrigatórios estão marcados com *