Conexão entre artistas de Goiânia e Brasília fortalece circuito cultural independente

O Conjunto amplia conexões entre a produção cultural de Goiânia e de Brasília, nas artes gráficas, na literatura e no audiovisual. A primeira edição do projeto de economia criativa e economia colaborativa ocorreu no último sábado (29/4), no Teatro Zabriskie, quando foi lançado o livro de Luda Lima e Surina Mariana, Histórias de Cavalas, publicado pelo selo Supernova.

No evento de sábado, além do livro ilustrado brasiliense, outros três novíssimos produtos se apresentaram durante a feira e-cêntrica: o artista visual e ilustrador Marcelo Henrique estreou com o zine Lady Perigo e a fotógrafa Cecília Araújo trouxe a público os fotozines Ver o Mar e Back Home. Realizada pela Nega Lilu Editora, a feira surgiu em 2016 e, este ano, ganhou edições mensais, sempre acompanhada do Sarau das Minas GO.

“Existe uma produção muito interessante rolando nas duas cidades e o encontro faz com que a gente conheça o que está acontecendo e pense em possibilidades de trabalhar junto e tecer colaborações”, comenta a escritora Surina Mariana. A ilustradora Luda Lima acredita também na naturalidade desta conexão e possiblidades de estímulo construídos entre as duas maiores cidades do Brasil Central: “A feira é um excelente meio, onde estamos presentes de uma maneira informal”, ressalta.

A ilustradora Luda Lima e a escritora Surina Mariana, que lançaram o livro “Histórias de Cavalas”.

A Nega Lilu Editora percebe avanços que estão afetando positivamente a cadeia produtiva das publicações independentes na capital, desde a primeira edição da feira e-cêntrica, em 2016. Para a diretora da casa, a escritora Larissa Mundim, a cena da cultura gráfica e literária goianiense vem se ampliando com qualificação da produção e formação de público. “As feiras, os saraus, a agenda formativa promovida por espaços como o Culturama, o Coletivo Centopéia, o Evoé Café, a Escola Goiana de Animação têm mérito nisso”, avalia ela.

A próxima edição da e-cêntrica está marcada para 12 de maio, a partir das 18 horas, no Centro Cultural UFG, quando a Nega Lilu Editora inaugura o Selo Ç3, com obra poética de Cássia Fernandes. Abracadabras: crio enquanto falo será publicado nos formatos de audiolivro e de e-book. Na ocasião, o Sarau das Minas GO conta com a participação especial da autora e de outras duas intérpretes do livro, as atrizes Carol Schmid e Débora di Sá.

 

 

 

Comentar

Comentários (0)

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será revelado. Os campos obrigatórios estão marcados com *