Leitura & Resistência recebe inscrições para atividades gratuitas

Leitura & Resistência é uma ação de estímulo à leitura e à formação de leitores, com foco na qualificação de profissionais da cadeia produtiva do livro e na circulação da produção gráfica e literária do Centro-Oeste. Com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o evento realizado pela NegaLilu Editora e pela Casa da Cultura Digital recebem inscrições, até 30 de janeiro, para minicurso, oficinas, palestras e bate-papos: www.even3.com.br/leituraeresistencia . Todas as atividades são gratuitas. 

As seis oficinas programadas contemplam capacitação e qualificação profissional nas áreas de revisão, escrita criativa, artes visuais e autopublicação. Esta agenda de atividades práticas se inicia com “Revisão do texto literário: leituras, liberdades e licenças”, na condução da escritora e professora Ana Elisa Ribeiro (MG), no dia 7 de fevereiro, às 9 horas, no Centro Cultural UFG.

Ana Elisa Ribeiro (MG). Foto: Adamo Alighieri

“Nem todas as cartas de amor são ridículas – oficina de autodeclaração de amor a (m)eu corpo abjetificado” é o título do trabalho proposto pela poeta e editora Tatiana Nascimento (DF), no sábado (9/2), às 9 horas, no Sindicato dos Jornalistas de Goiás. No mesmo local, às 14 horas começa a Oficina de criação poética “Erotismos, atravessamentos e afetos: outras narrativas, outras vozes no tecido textual”, com a poeta e professora Cristiane Sobral (DF).

Tatiana Nascimento (DF). Foto: arquivo pessoal

O artista visual Luiz Antena compartilha conhecimentos sobre a linogravura (ou linoleogravura), que é um processo de gravura muito semelhante à xilogravura (gravura em madeira). Durante a oficina marcada para o domingo (10/2), às 14 horas, na Vila Cultural Cora Coralina, ele orienta os participantes sobre processo de impressão, desde a criação da matriz da linogravura até sua aplicação no papel.

Oficina de Linogravura. Foto: Keila Felix

 “A cidade como oráculo, o caminhar como leitura, o corpo como um lugar no mundo”, esta é a trilha que orienta as práticas da oficina “Autoetnografia desenhada: a experiência corpo-lugar”, conduzida pela artista visual goiana Sophia Pinheiro, residente no Rio de Janeiro. A proposta é iniciar processos de investigação sobre a relação entre os desenhos e a autoetnografia, segundo a instrutora, que é doutoranda na área de Antropologia pela UERJ.

 Fechando a programação de oficinas do Leitura & Resistência, os psicólogos e zineiros Rico Lopes e Delza Eloy (GO) conduzem a Oficina Publique-se, que introduz técnicas criativas para produção de zines, os antigos fanzines. Com 6 horas de duração, a atividade será realizada nos dias 12 e 13 de fevereiro, das 14h às 17h, no IFG (em frente ao Mutirama).

Oficina de zine, essência da autopublicação. Foto: Larissa Mundim

 Leitura em debate

Além das oficinas, o Leitura & Resistência também recebe inscrições para as atividades discursivas. A pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil” (2016) é tema da palestra de análise crítica realizada pelo professor Rildo Cosson (DF), com mediação de Micheline Lage (IFG-GO), no dia 8 de fevereiro (sexta), às 14 horas, no Centro Cultural UFG. A quarta edição da “Retratos da leitura no Brasil” constata que o Brasil tem 104,7 milhões de leitores, cerca de 56% da população brasileira, que agora se aproxima de 207 milhões de habitantes.

A leitura é também o tema condutor do minicurso que será ministrado pela escritora e professora Ana Elisa Ribeiro, no dia 6 de fevereiro (quarta), às 18h30, no Centro Cultural UFG. “Leitura ontem e hoje: modelos, suportes, tecnologias” trata das práticas de leitura atuais inseridas em um contexto de mudança e diversidade tecnológica,  assumindo um ponto de vista conciliador, criativo e não excludente do leitor cego e de baixa visão. Atividade destinada a coordenadores pedagógicos, professores, pais/mães, bibliotecários, estudantes e interessados na formação de leitores.

“Não existirá uma política pública séria e eficaz para o Livro, para a Leitura e para a Escrita, sem dedicação à formação de leitores desde a Educação Infantil e também dedicado à qualificação de leitores de todas as idades”, defende a professora Micheline Lage, coordenadora do Leitura & Resistência. A essência desta discussão atravessa o bate-papo “Melhores práticas de gestão e dinamização de bibliotecas”, no dia 12 de fevereiro, às 15 horas, no Centro Cultural UFG. A atividade reúne gestores de bibliotecas públicas e privadas de Goiânia, além de mediadores de leitura e contadores de histórias.

 Grande aliadas na difusão da leitura, a livraria também é assunto neste fórum instalado pelo Leitura & Resistência. No dia 9 de fevereiro (sábado), às 16 horas, na Vila Cultural Cora Coralina, está marcada a roda de conversa “Livrarias de rua como espaço de resistência e transformação social”, com a participação da Avoar Livros, Mandrake Comic Shop, Livraria Leodegária, Livraria Palavrear, Pomar Livraria.

“Evidências de inovação no mercado editorial” é outro bate-papo que aborda de forma complementar as discussões sobre o livro, a leitura e a escrita, que motivam a realização deste evento. Esta roda de conversa está programada para 10/2 (domingo), às 16 horas, na Vila Cultural Cora Coralina, durante a feira e-cêntrica de publicações independentes. Os editores convidados são João Varella (Lote 42, SP), Larissa Mundim (NegaLilu, GO), Lucas Gehre (LTG, DF) e Rachel Gontijo (A Bolha, DF).

Prensa móvel do Ateliê Tipográfico do CEGRAF-UFG. Foto: João Pedro

Por fim, o programa prevê visita técnica ao Ateliê Tipográfico da UFG, no Campus 2, no dia 14/2, às 14 horas. Na ocasião, o grupo visitante será recebido pelo diretor do CEGRAF, Antonio Corbacho Quintella e compartilha ideias sobre “Técnicas de impressão: resgate do fazer analógico e artesanal para a produção gráfica-literária”. O Ateliê Tipográfico da UFG é um dos poucos em atividade, no Brasil, com uma máquina Linotipo em perfeitas condições de uso.

Leitura & Resistência

4 a 14 de fevereiro 2019, Goiânia/GO

Inscrições abertas: www.even3.com.br/leituraeresistencia

Atividades gratuitas

Comentar

Comentários (0)

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será revelado. Os campos obrigatórios estão marcados com *