“Livro Arte” é território de conexão entre pintura e imagem digital

Livro Arte traz narrativas visuais criadas por Rochane Torres, com interferência digital de Joanna Penna, protagonizadas por personagens solitários, receptores passivos de conteúdos reproduzidos de maneira superficial. Dedicada à pintura há 30 anos, agora a artista faz uma incursão pelo universo da história em quadrinhos.

Com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Goiânia, o resultado desta pesquisa artística inclui a exposição individual Quadro a Quadro e a estreia do vídeo de animação, Diálogos Vazios.  Toda a obra estará disponível em 12 de março (terça), às 19 horas, na Vila Cultural Cora Coralina, quando Livro Arte será lançado pela NegaLilu Editora.

A mosca, o dinossauro, o cachorro, o pássaro, o morcego, o homem de gravata são figuras apáticas e, ao mesmo tempo, ávidas para mostrar os dentes. Estes seres que habitam as páginas do Livro Arte também serão encontrados nas telas pintadas por Rochane Torres e em sua produção audiovisual. “Existe ali uma narrativa onomatopeica saturada de sentido e de vazio, que condensa memória e esquecimento de experiências da infância atualizadas na vida adulta”, comenta.

A artista relata sua busca por uma pintura narrativa com dualidade entre perguntas e respostas encerradas em si. “Pretendendo estabelecer uma dialética do visível e do dizível da pintura narrativa, discutindo memória do próprio objeto pictórico, artefato pintura, artesania, desenho, imagem figurativa, narrativa da pintura, forma e diluição da forma e a distinção da cópia como reprodução”, conta. Para ela, Livro Arte e Diálogos Vazios complementam este discurso da matéria e das linguagens presentes na exposição Quadro a Quadro.

Neste contexto, Rochane Torres optou pela publicação de um livro e não pela produção de um catálogo. A artista concebe o Livro Arte como um objeto artístico autônomo. “A pintura fotografada e impressa torna-se uma outra imagem, não é uma cópia. Naturalmente, não é mais pintura, pois teve sua dimensão modificada, bem como a vibração da cor e o gesto do artista. Dessa forma, não fez sentido para mim reproduzir as obras pictóricas em um catálogo”, ressalta.

Rochane Torres é artista plástica, cineasta e educadora. Estudou na Faculdade de Artes Visuais da UFG. É coordenadora do Espaço Expositivo ARTCO do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, vinculado à SEDUCE – Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás. Produz desenho, pintura, escultura e curtas-metragens. Participa de mostras, festivais, exposições coletivas e individuais.

Visitação –A exposição Quadro a Quadro ficará aberta à visitação até 31 de março, na Sala Antônio Poteiro da Vila Cultural Cora Coralina. A ação educativa conduzida por Joanna Penna será oferecida a estudantes de escolas públicas do estado de Goiás e conta com a orientação do programa de formação do espaço ARTCO. Um dos instrumentos pedagógicos para este trabalho será o Livro Arte, que contém texto da curadora da exposição Nancy de Melo.

Após o lançamento, Livro Arte poderá ser adquirido no site da NegaLilu Editora (www.negalilu.com.br) e nos seguintes pontos de venda: Livraria Palavrear (Goiânia), Avoar Livros (Pirenópolis), Livraria Leodegária (Cidade de Goiás) e Ernesto Cafés (Brasília). A publicação será lançada em São Paulo, no dia 23 de março, durante a Printa-feira III, no SESC 25 de Maio.

SERVIÇO

Lançamento: Livro Arte + abertura da exposição Quadro a Quadro e estreia do vídeo-animação Diálogos Vazios

Anote aí: 12 de março (terça-feira), às 19 horas, na Sala Antônio Poteiro da Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia. Entrada gratuita

Comentar

Comentários (0)

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será revelado. Os campos obrigatórios estão marcados com *